PASSO A PASSO DE COMO PLANTAR JILÓ
Gosta de jiló, mas não sabe como fazer o plantio? Seus problemas acabaram! Confira no post de hoje tudo sobre como plantar jiló!
Na região sudeste do país é praticamente inacreditável não saber como plantar jiló, afinal é uma fruta característica da região.
Uma curiosidade interessante sobre o alimento é que assim como o tomate, a maioria das pessoas prepara o jiló como legume, embora seja uma fruta.
Mas, curiosidades a parte, o jiló é um ótimo alimento, pois além de ser pouco calórico ainda é muito nutritivo, uma vez que é rico em minerais como fósforo, cálcio e ferro, vitaminas A, C e complexo B, entre outros nutrientes essenciais.
Por isso, há cada vez mais adeptos procurando saber como plantar jiló no quintal ou até mesmo em vasos.
E, sabe qual o melhor de tudo isso? Estamos falando de um alimento muito fácil de plantar e cuidar, considerando que seu caule se desenvolve ereto (fácil de cultivar em locais pequenos, como hortas suspensas, por exemplo).
Entretanto, não é por que seja simples saber como plantar jiló na garrafa pet, alguns cuidados são importantíssimos, visto que é uma espécie que não gosta de climas frios e excesso de água.
Então, vamos aprender como plantar jiló passo a passo?!
PASSO 1– PLANTAR JILÓ – ESCOLHA DAS SEMENTES
A primeira etapa de como plantar em casa o seu lindo jiló é escolher adequadamente as sementes.
É importante escolher sementes de boa qualidade, pois assim você tem a garantia de que seu cultivo será bem sucedido.
Com relação à variedade, provavelmente você encontrará no mercado local diversos tipos de sementes de jiló, sendo as mais comuns as os jilós redondos, verde-forte e de sabor mais amargo e os jilós de aspecto longo, verde-claro e com sabor mais suave.
Além disso, é importante cuidar a validade do pacote de semente e de preferência plantar na época de cultivo mais indicada para a sua região, lembrando que os jilós se desenvolvem melhor em climas mais quentes.
PASSO 2 – PLANTANDO AS SEMENTES DE JILÓ
A segunda etapa de como plantar jiló será escolher o local de cultivo, sendo que nessa primeira fase você pode semear em um vaso ou garrafa pet mesmo.
Posteriormente, quando as mudas de jiló estiverem com mais de 4 folhas e suas raízes bem desenvolvidas (cerca de 1 mês após o plantio), o ideal é transplantar para um espaço maior, como uma área no quintal.
Mas, voltando a parte de como plantar jiló no vaso, recomenda-se utilizar um vaso furado (40 cm de altura por 25 de diâmetro), com uma porção de pedras/cascalho no fundo para drenar a água da rega.
Acima dessa camada, deve-se cobrir o vaso com um solo/substrato rico em matéria orgânica e com pH na faixa de 5,5 e 6,8.
Assim, abra um buraco pequeno e raso no meio do solo no vaso e coloque umas 3 sementes, cobrindo novamente com o solo de plantio.
PASSO 3 – COMO PLANTAR JILÓ – PRIMEIRA REGA
Após plantar suas sementes de jiló, a próxima etapa é regar o solo, para gerar um umidade e assim favorecer o crescimento das raízes.
O mais indicado é com um borrifador, borrifar 5 sprays sob a superfície em que a semente foi plantada.
Repita esse processo diariamente, principalmente no turno da manhã, até que ocorra a germinação da sua semente. O processo de germinação será quando a primeira folha aparecer no vaso.
É importante lembrar que nos primeiros dias você não pode esquecer de regar seu plantio, pois senão suas sementes de jiló não irão se desenvolver.
PASSO 4–CUIDANDO DA ILUMINAÇÃO
O cultivo de jilozeiro necessita de uma boa iluminação e locais bem arejados, principalmente por que não se desenvolve em ambientes frios e úmidos demais.
Assim, o ideal é manter seu plantio em um espaço com temperatura média de 27°C, pois caso contrário serão maiores as chances de proliferação de doenças e pragas.
Prontinho, seguindo essas dicas de como plantar jiló passo a passo, em torno de 3 meses após a semeadura o seu pé de jiló estará começando a dar frutos já.
A colheita poderá ser bastante produtiva, podendo gerar jilós por até 4 meses, com colheitas semanais.
Então, agora você já sabe como plantar jiló, não é mesmo? Aproveite dos frutos e se delicie com o seu plantio caseiro para preparar diversas receitas, afinal o que não falta são opções culinárias com o jiló!
Cultivo do jiló: um guia completo para ter uma horta saudável
O jiló é um vegetal popular no Brasil, com um sabor único e peculiar. É uma excelente fonte de fibras e nutrientes e pode ser cultivado em casa de forma simples e fácil. Então, vamos ensinar como cultivar o jiló de maneira correta para ter uma horta saudável e abundante.
Preparando o solo para o cultivo do jiló
Antes de começar a plantar o jiló, é importante preparar o solo. Escolha um local com bastante sol e uma terra rica em nutrientes. Remova todas as ervas daninhas e pedras e misture o solo com adubo orgânico.
Escolhendo as sementes
Escolha as sementes de jiló de acordo com a variedade que deseja cultivar. As variedades mais comuns são o jiló gigante e o jiló comum. Verifique se as sementes estão saudáveis e livres de danos e doenças.
Plantando as sementes de jiló
Faça um buraco de cerca de 2 a 3 centímetros de profundidade no solo e coloque a semente de jiló dentro. Cubra a semente com terra e pressione levemente. Deixe cerca de 50 centímetros de espaço entre as sementes para que elas possam crescer.
Cuidando do cultivo do jiló
O cultivo do jiló requer cuidados específicos para garantir uma colheita saudável. Acompanhe o crescimento das plantas e regue-as regularmente, mantendo o solo sempre úmido. Quando as plantas atingirem cerca de 10 centímetros de altura, é hora de fazer a primeira adubação.
Combatendo pragas e doenças
O jiló pode ser afetado por diversas pragas e doenças, como lagartas, pulgões e murcha bacteriana. Para evitar problemas, é importante inspecionar as plantas regularmente e adotar medidas preventivas, como o uso de inseticidas naturais e o controle da umidade do solo.
Colhendo o jiló
O tempo de colheita do jiló varia de acordo com a variedade cultivada, mas geralmente ocorre cerca de 90 a 120 dias após o plantio. Quando os frutos estiverem firmes e brilhantes, é hora de colher o jiló. Corte os frutos cuidadosamente e retire-os da planta. Se o jiló for muito amargo, deixe-o de molho em água com sal por algumas horas antes de cozinhar.
Como Plantar jiló – Conclusão
O cultivo do jiló é simples e pode ser feito em qualquer espaço com solo fértil e com bastante sol. Seguindo as orientações apresentadas neste guia, é possível ter uma horta saudável e abundante em casa. A colheita do jiló é uma ótima maneira de ter alimentos frescos e nutritivos em sua dieta, além de ajudar a economizar dinheiro e a diminuir a pegada ecológica. Experimente plantar jiló em casa e aproveite os benefícios de uma alimentação saudável e sustentável. Plantar jiló é uma forma de ter mais contato com a natureza e de contribuir para um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Com essas dicas, você já está pronto para começar a cultivar o jiló em casa e desfrutar de seus benefícios nutritivos e saborosos. Aproveite!
Muda de Jabuticaba Híbrida Doce Precoce Para Produzir Rápido