HORTA DOMÉSTICA: APRENDA A FAZER A ADUBAÇÃO E CALAGEM ADEQUADA
Vamos aprender a deixar o seu cultivo bem nutrido? Aprenda nesse guia o passo a passo básico para adubação e calagem na horta doméstica!
A horta doméstica é uma tendência mundial que ganha cada vez mais espaço nos espaços urbanos, especialmente nas grandes cidades, onde ter um quintal para plantar é algo meio raro.
Além disso, o grande benefício desse tipo de cultivo é que se pode fazer em pequenos espaços, é fácil de cuidar, não necessita de grandes investimentos e há uma infinidade opções a se plantar, gerando alimentos saudáveis e nutritivos.
Porém, como nem tudo nessa vida é perfeito, para saber como ter uma horta caseira é necessário se atentar a alguns cuidados básicos, como, por exemplo, com relação à terra de cultivo.
Nesse sentido, muitas pessoas ainda desconhecem as necessidades nutricionais de seu plantio, fazendo com que prejudiquem o crescimento de sua muda ou semente.
Por isso, ter conhecimento sobre a preparação do solo é de suma importância, fazendo toda a diferença na sua plantinha, já que para crescer forte e nutrida não basta apenas regar e deixar à exposição da luz solar.
Então, para que não restem mais dúvidas sobre o assunto, preparei esse material exclusivo para você, para que aprenda de uma vez por todascomo criar um ambiente adequado para o crescimento do seu cultivo. Vamos conferir?!
ÍNDICE DE CONTEÚDO:
– Análise do solo da sua horta doméstica
– Adubação correta do solo de plantio
– Processo de calagem do solo
Análise do solo da sua horta doméstica
Somente por meio da análise do seu solo que poderá ter real noção sobre o grau de acidez e as necessidades de micro e macronutrientes, onde poderá saber exatamente o que deve adicionar à terra de plantio.
Nesse sentido, você poderá traçar um plano para a adubação caseira, seja por meio de adubos orgânicos (restos de alimentos) ou através de fertilização química.
Além disso, conhecendo o pH do seu solo de plantio será possível avaliar o grau de acidez, podendo se fazer a calagem, processo que visa corrigir a acidez.
Essa etapa fará com que seu solo fique na faixa de pH ideal, pois somente assim o máximo de nutrientes fica disponível no solo sendo absorvido pelas raizes da planta.
Mas, você deve estar pensando que somente um profissional consegue realizar essa análise de solo, não é mesmo?
Está muito enganado(a), pois você mesmo pode comprar um kit de teste de solo e seguindo as orientações da embalagem, rapidamente saber a situação da sua horta.
Confira a seguir então quais são as condições ideais para um cultivo saudável (na maioria dos plantios):
- Percentual acima de 5% de matéria orgânica
- Faixa de pH entre 6 e 7 (pH levemente ácido que possibilita um solo mais fértil)
Adubação correta do solo de plantio
Quer saber como adubar hortas caseiras sem cometer excessos ou deficiências? Recomendo a você então a adubação orgânica, uma vez que é uma forma econômica e eficiente de deixar o seu solo nutrido.
Assim, você pode adicionar matéria orgânica ao seu cultivo, seja através de restos de alimentos, folhas, galhos de árvores, estercos animais, cinzas de carvão, enfim.
Essa adubação irá favorecer as características químicas, biológicas e físicas dos nutrientes em contato com as raízes das plantas, promovendo o crescimento saudável.
Além disso, essa adição de matéria orgânica ajuda a aumentar a porosidade do solo, melhorando então a retenção de partículas de água, a atividade dos micro-organismos de decomposição e a absorção dos nutrientes.
Em casos raros, é preciso uma adubação química, para que todos os nutrientes sejam adicionados ao solo de plantio, especialmente com relação aos macronutrientes, mas não se preocupe, pois você encontra para venda facilmente.
Processo de calagem do solo
O processo de calagem pode ser tranquilamente realizado em casa, visto que conhecendo o pH do seu solo, basta calcular a quantidade de calcário necessária a adicionar para corrigir a acidez.
É importante ter cuidado na calagem, pois terras ácidas (abaixo de pH 6) ou básicas (acima de 8) a absorção dos nutrientes essenciais fica seriamente comprometida, deixando o seu solo improdutivo.
Assim, para não errar, basta que você:
- Realize a calagem caseirade preferência no outono e sempre 3 meses antes do plantio
- Adicione a calagem com profundida, cerca de 15cm da superfície e salpicando por cima
- Avalie pelo menos 1 vez ao ano a acidez do seu solo
- Adicione a calagem conforme indicado no kit de teste de solo
- Espere em torno de 15 dias para fazer a adubação caseira
- Mantenha o solo úmido, pois solo seco não favorece as reações químicas necessárias para que o calcário interaja.
Portanto, agora é mãos à obra, literalmente! Comece hoje mesmo a cuidar da sua horta doméstica, deixando-a ideal para qualquer plantio.
Em todo caso, se quiser tirar mais dúvidas ou até mesmo se profissionalizar, deixe seu comentário abaixo e vamos conversar mais sobre solo, adubação e calagem!
Cultivo em horta doméstica: como ter uma alimentação mais saudável e sustentável
Cultivar uma horta doméstica é uma excelente maneira de ter uma alimentação mais saudável e sustentável. Além disso, é uma atividade divertida e gratificante que pode ser feita em qualquer espaço, até mesmo em apartamentos. Então, vamos ensinar como cultivar alimentos em uma horta doméstica e aproveitar os benefícios de uma alimentação fresca e nutritiva.
Escolhendo o local para a horta doméstica
O primeiro passo para cultivar uma horta doméstica é escolher o local ideal. A horta deve estar em um lugar que receba bastante sol e que seja protegido de ventos fortes e frios. Um espaço próximo à cozinha é uma boa opção para facilitar o acesso aos alimentos frescos.
Escolhendo as plantas para a horta doméstica
A escolha das plantas para a horta doméstica depende do espaço disponível, do clima e das preferências pessoais. Alguns exemplos de plantas fáceis de cultivar em hortas domésticas são alface, tomate, manjericão, rúcula, couve e cenoura.
Preparando o solo para a horta doméstica
O solo da horta doméstica deve ser rico em nutrientes e bem drenado para que as plantas cresçam saudáveis. Misture o solo com adubo orgânico e areia para melhorar a drenagem. Caso não tenha terra disponível, é possível comprar substrato próprio para hortas em lojas especializadas.
Plantando as sementes na horta doméstica
Ao plantar as sementes na horta doméstica, siga as instruções do pacote. Em geral, é preciso fazer um buraco no solo, colocar a semente e cobrir com terra. Deixe um espaço suficiente entre as plantas para que elas possam crescer.
Cuidando da horta doméstica
Para que a horta doméstica prospere, é preciso cuidar das plantas regularmente. Regue as plantas diariamente e verifique se o solo está úmido o suficiente. Adube as plantas a cada duas semanas com adubo orgânico. Corte as folhas e os ramos secos para que as plantas possam crescer saudáveis.
Combatendo pragas e doenças
As plantas da horta doméstica podem ser afetadas por pragas e doenças, como pulgões, lesmas e fungos. Para evitar problemas, mantenha a horta limpa e arejada e use medidas preventivas, como o uso de inseticidas naturais e o controle da umidade do solo.
Colhendo os alimentos da horta doméstica
O tempo de colheita varia de acordo com a planta cultivada. Quando as folhas, os frutos ou as raízes estiverem maduros, colha com cuidado para não danificar a planta. Lave os alimentos antes de consumir e aproveite os benefícios de uma alimentação fresca e nutritiva.
Conclusão
Cultivar alimentos em uma horta doméstica é uma maneira fácil e divertida de ter alimentos frescos e nutritivos em casa. Além disso, cultivar uma horta doméstica é uma ótima maneira de relaxar e se conectar com a natureza, mesmo em um ambiente urbano. Experimente plantar suas próprias frutas, legumes e ervas em casa e aproveite os benefícios de uma alimentação mais saudável e sustentável. Com as dicas apresentadas neste guia, você pode começar a cultivar sua própria horta doméstica e desfrutar dos benefícios de uma alimentação mais fresca e saborosa.