Exame Admissional

Exame Admissional: Tudo que você precisa saber antes de começar um novo emprego

Você está prestes a começar um novo emprego e está ansioso para mostrar o seu potencial e se adaptar à nova rotina. Mas antes de assinar o contrato e receber o seu crachá, você precisa passar por um exame admissional. Você sabe o que é isso e para que serve?

exame admissional

O exame admissional é um procedimento obrigatório que toda empresa deve realizar com os seus futuros funcionários antes de efetivar a contratação. Entretanto, o objetivo é avaliar as condições de saúde física e mental do candidato e verificar se ele está apto para exercer a função pretendida.

Contudo, o exame admissional é importante tanto para o empregador quanto para o empregado. Assim, para o empregador, ele serve para prevenir possíveis problemas trabalhistas, como afastamentos, indenizações e ações judiciais. Porém, para o empregado, ele serve para garantir a sua segurança e bem-estar no ambiente de trabalho, além de ser um direito previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Mas como funciona o exame admissional? Que documentos necessários? Quais são os tipos de exames realizados? Quais são os direitos e deveres do candidato? Então, vamos responder a essas e outras perguntas sobre o exame admissional. Acompanhe!

Como funciona o exame admissional?

O exame admissional é realizado por um médico do trabalho, que é um profissional especializado em saúde ocupacional. Entretanto, o exame se faz na própria empresa ou em uma clínica conveniada.

Assim, o médico do trabalho vai analisar o histórico clínico do candidato, perguntando sobre doenças pré-existentes, alergias, medicamentos em uso, hábitos de vida, entre outros aspectos. Todavia, ele também vai realizar um exame físico, verificando sinais vitais, peso, altura, pressão arterial, visão, audição, etc.

Além disso, dependendo da função que o candidato vai exercer, ele pode ter que fazer outros exames complementares, como exames de sangue, urina, fezes, raio-x, eletrocardiograma, audiometria, espirometria, etc. Esses exames servem para detectar possíveis alterações ou doenças que possam interferir no desempenho do trabalho ou colocar em risco a saúde do trabalhador ou de terceiros.

O resultado do exame admissional é registrado em um documento chamado Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), que deve ser assinado pelo médico do trabalho e pelo candidato. O ASO deve conter as seguintes informações:

  • Nome completo do trabalhador;
  • Número de identidade;
  • Função a ser exercida;
  • Tipo de exame (admissional);
  • Data e hora do exame;
  • Nome do médico do trabalho e seu número de registro no Conselho Regional de Medicina (CRM);
  • Resultado do exame (apto ou inapto);
  • Observações (se houver).

O ASO tem emissão em duas vias: uma fica com o empregador e outra fica com o empregado. O empregador deve arquivar o ASO por todo o período em que o trabalhador estiver vinculado à empresa e por mais 20 anos após o seu desligamento.

Quais são os documentos necessários para o exame admissional?

Para realizar o exame admissional, o candidato deve apresentar os seguintes documentos:

exame admissional
  • Documento de identidade com foto (RG, CNH, carteira de trabalho ou passaporte);
  • Carteira de vacinação (se houver);
  • Exames médicos anteriores (se houver);
  • Receitas médicas e laudos de tratamentos em andamento (se houver).

É importante que o candidato seja honesto e informe ao médico do trabalho todas as informações relevantes sobre a sua saúde. Isso não significa que ele será discriminado ou impedido de trabalhar por ter alguma doença ou condição específica. Pelo contrário, isso pode ajudar o médico a orientar o candidato sobre os cuidados necessários para preservar a sua saúde e evitar complicações no futuro.

Quais são os tipos de exames realizados no exame admissional?

Os tipos de exames realizados no exame admissional variam de acordo com a função que o candidato vai desempenhar na empresa. Por exemplo, se o candidato vai trabalhar em um ambiente com ruído, ele deve fazer uma audiometria, que é um exame que mede a capacidade auditiva. Porém, se o candidato vai trabalhar em um ambiente com poeira, ele deve fazer uma espirometria, que é um exame que mede a capacidade respiratória.

Alguns dos exames mais comuns realizados no exame admissional são:

Hemograma: é um exame de sangue que avalia os níveis de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Porém, ele serve para detectar anemias, infecções, inflamações, alergias, etc.

Glicemia: é um exame de sangue que mede o nível de açúcar no sangue. Entretanto, ele serve para diagnosticar diabetes ou pré-diabetes.

Colesterol:

É um exame de sangue que mede os níveis de colesterol total, HDL (bom colesterol), LDL (mau colesterol) e triglicerídeos. Porém, ele serve para avaliar o risco de doenças cardiovasculares.

Urina: é um exame que analisa a urina do candidato. Porém, ele serve para detectar infecções urinárias, problemas renais, diabetes, etc.

Fezes: é um exame que analisa as fezes do candidato. Entretanto, ele serve para detectar parasitas intestinais, sangramentos, inflamações, etc.

Raio-x: é um exame que usa raios X para obter imagens dos órgãos internos do candidato. Contudo, ele serve para detectar fraturas, tumores, doenças pulmonares, etc.

Eletrocardiograma: é um exame que registra a atividade elétrica do coração do candidato. Ele serve para detectar arritmias, infartos, insuficiência cardíaca, etc.

Audiometria: é um exame que mede a capacidade auditiva do candidato. Ele serve para detectar perda auditiva, zumbido, otite, etc.

Espirometria: é um exame que mede a capacidade respiratória do candidato. Ele serve para detectar asma, bronquite, enfisema, etc.

Esses são apenas alguns exemplos de exames solicitados no exame admissional. O médico do trabalho pode pedir outros exames conforme a necessidade e o critério dele.

exame admissional
Quais são os direitos e deveres do candidato no exame admissional?

O candidato tem direito a:

  • Ser informado sobre o objetivo e o procedimento do exame admissional;
  • Ter acesso ao resultado do seu exame admissional e ao seu ASO;
  • Receber orientações sobre os cuidados com a sua saúde e sobre os riscos ocupacionais da função que vai exercer;
  • Ser tratado com respeito e sigilo pelo médico do trabalho e pela empresa;
  • Recusar-se a fazer algum exame que considere invasivo ou desnecessário;
  • Recorrer da decisão do médico do trabalho caso seja considerado inapto para o trabalho.

O candidato tem dever de:

  • Apresentar os documentos solicitados pelo médico do trabalho;
  • Informar ao médico do trabalho todas as informações relevantes sobre a sua saúde;
  • Seguir as orientações do médico do trabalho sobre os cuidados com a sua saúde e sobre os riscos ocupacionais da função que vai exercer;
  • Comparecer ao local e horário marcados para o exame admissional;
  • Assinar o seu ASO após o resultado do exame admissional.

Conclusão

Assim, o exame admissional é um procedimento obrigatório e importante para garantir a saúde e a segurança do trabalhador e da empresa. Portanto, ele deve ser realizado por um médico do trabalho antes da contratação e registrado em um ASO.

Contudo, o candidato deve estar atento aos seus direitos e deveres no exame admissional e informar ao médico do trabalho todas as informações relevantes sobre a sua saúde. Assim, ele poderá começar o seu novo emprego com mais confiança e tranquilidade. Boa sorte! 

HEMOGRAMA COMPLETO MODA ESPORTIVA

Deixe um comentário

Rolar para cima