Como Plantar Pepino

TUTORIAL SIMPLES DE COMO PLANTAR PEPINO EM CASA

Quer aprender como cultivar essa hortalilça em casa mesmo? Pois você está no lugar certo! Confira aqui  o passo a passo de como plantar pepino!

como plantar pepino

O pepino é um alimento composto basicamente de água (cerca de 95%) e por isso, muitas pessoas o vem de forma errada, como sem sabor ou desinteressante (só pode ser usado na salada…).

Mas, o fato é que estamos falando de um vegetal muito nutritivo, considerando que é pobre em calorias (pepino emagrece) e rico em minerais essenciais, vitaminas e compostos antioxidantes (há diversos benefícios do pepino para a pele).

E quanto a você? Gosta de pepino em conserva? Ama aquela saladinha de pepino leve e refrescante no verão? Está investindo na saúde e precisa preparar suco detox com pepino?

Bom, se a resposta for sim, então você é um ótimo candidato para aprender como fazer mudas de pepino, tendo esse vegetal aí no quintal da sua casa para desfrutar quando desejar.

Por isso, no tema de hoje vamos lhe mostrar exatamente como plantar pepino! Vamos conferir?!

ESCOLHA A ESPÉCIE PARA PLANTAR O PEPINO

Há várias espécies desse vegetal, sendo as mais conhecidas aqui no Brasil:

  • Pepino em conserva (menor e mais amargo, também conhecido como picles);
  • Pepino aodai (aquele verde-escuro comum que fazemos salada);
  • Pepino esmeralda (conhecido como o caipiria, que é mais rochochudo e com listras longitudinais mais claras);
  • Pepino japonês (mais alongado e com alguns espinhos na casca).

Assim, basta escolher a semente de sua preferência para plantar. Mas, lembrando que o melhor mês de plantar pepino é entre o fim da primavera e início do verão, pois o pepineiro prefere clima mais quente.

Além disso, na hora de escolher, lembre-se que as variedades aodai, esmeralda e japonês dão frutos maiores (cerca de 30cm) e se for plantá-los, precisará de um maior espaço para o cultivo.

PREPARE O SOLO PARA A MUDA DE PEPINO

As cultivares de pepino se desenvolvem melhor em solos férteis, ricos em compostos orgânicos, bem drenados e com textura areno-argilosa.

Nesse sentido, você pode usar a terra do seu quintal a plantação de pepino em conserva, por exemplo, desde que essa tenha os aspectos mencionados acima.

Mas, caso perceba que essa terra não está adequada, você pode utilizar um substrato para o plantio (terra + húmus + esterco).

como plantar pepino

Como Plantar Pepino – SEMEADURA

Você pode sim aprender como plantar pepino em vaso, principalmente se for um pé de pepino em conserva.

Por isso, a dica de hoje é começar com a semeadura da forma mais simples possível e nesse sentido, um bom recipiente é o copo descartável.

Para tal missão, você precisará fazer 5 furos no fundo do copo, para o escoamento da água de rega (pule essa etapa caso tenha um vaso para plantar ou deseje semear diretamente na sua horta doméstica).

Em seguida, basta preencher 2/3 do copo com a terra de plantio, fazer três pequenas covas (pode ser com o dedo mesmo) e por uma semente em cada uma, tendo o cuidado de que as mesmas estejam a mais ou menos 2 cm de profundidade.

Agora, você deverá polvilhar na superfície das covas a farinha de osso, que é um ingrediente fundamental nesse início de germinação, pois ajudará a fixar o cálcio na plantas e auxiliará no desenvolvimento das raízes.

Por fim, a última etapa deverá ser a irrigação do pepino, isto é, três borrifadas com água no copo, para deixar o solo um pouco úmido e assim favorecer o desenvolvimento da semente.

TRANSPLANTE DA MUDA DE PEPINO

Prontinho, até aqui você já viu como fazer mudas de pepino e notará que em cerca de quatro dias após a semeadura já terá suas mudinhas germinadas

Mas, o ideal é aguarda em torno de 15 dias para fazer o transplante no vaso ou no canteiro do seu quintal mesmo.

Assim, primeiramente você irá fazer uma cova para a planta do pepino, salpicar uma mão de farinha de osso e um fertilizante caseiro (pode ser borra de café ou a casca do ovo triturada).

Após isso, coloque a sua muda de pepino na cova e a cubra com o solo de plantio, tomando o cuidado para regar uma vez ao dia (na parte da manhã de preferência).

Muitas pessoas tem dúvidas sobre a época de plantio de pepino no RS, pois por ser uma região mais fria, é desfavorável o cultivo.

A dica aqui é optar pelo plantio em vaso, pois você pode levar para dentro de casa ou até mesmo pensar em um cultivo na estufa.

As cultivares de pepino podem atingir até 4 metros de altura, então, provavelmente precisará trocar de vaso ao longo do tempo ou se plantar no quintal certifique-se de que tem espaço disponível para o crescimento de suas raízes.

ADUBAÇÃO DA PLANTA DO PEPINO

Conforme seu pé de pepino em conserva ou aodai for crescendo, será necessário uma adubação.

            Assim, quando seu pepineiro começar a dar as primeiras flores, o mais indicado é triturar cascas de banana e polvilhar esse adubo orgânico sobre a planta, pois garantirá o aporte adequado de mineirais essenciais, como o potássio.

            Você pode também adicionar a casca de ovo em pó, uma vez que sua casca é rica em cálcio, o que ajudará seu pepineiro a dar mais frutos saudáveis.

Prontinho, agora você já sabe tudo sobre como plantar mini pepino ou até mesmo espécies maiores, como o pepino japonês.

Cuide da iluminação (6 horas diárias de sol) e da rega (1 vez na semana) e sua planta se desenvolverá plenamente, dando pepinos em até 60 dias após o plantio!

Dicas para o cultivo de pepinos em casa

Descubra como cultivar pepinos frescos e crocantes em seu próprio jardim

Os pepinos são um dos vegetais mais populares em muitas cozinhas ao redor do mundo. São ricos em nutrientes e podem ser preparados de várias maneiras. Cultivar pepinos em casa é uma ótima maneira de garantir um suprimento constante de pepinos frescos e crocantes para suas receitas. Então, apresentaremos algumas dicas para ajudá-lo a cultivar pepinos em casa.

Escolha a época certa

Os pepinos são uma planta de clima quente e precisam de temperaturas de pelo menos 20 °C para crescer bem. Certifique-se de escolher a época certa do ano para plantar os pepinos. Se você mora em um clima mais frio, pode optar por plantar os pepinos em um local protegido ou usar coberturas de linha para ajudar a manter a temperatura adequada.

Escolha o local certo

Os pepinos precisam de sol pleno e solo bem drenado para crescer. Escolha um local em seu jardim que receba pelo menos 6 horas de luz solar direta por dia. Certifique-se de escolher um solo rico em nutrientes, que não retenha muita água.

Prepare o solo plantar o pepino

Antes de plantar os pepinos, prepare o solo. Adicione composto orgânico e misture bem no solo. Os pepinos precisam de solo bem drenado para crescer, então certifique-se de adicionar material orgânico suficiente para garantir uma boa drenagem.

Plante as sementes

Plante as sementes de pepino a cerca de 2 cm de profundidade no solo. Certifique-se de deixar espaço suficiente entre as plantas para que possam crescer sem ficar muito próximas. O espaçamento ideal é de cerca de 60 cm entre as plantas.

Cuide das plantas

Mantenha as plantas de pepino bem cuidadas para garantir seu crescimento saudável. Regue-as regularmente, mas não em excesso. Fertilize as plantas com um fertilizante rico em nitrogênio, uma vez a cada 3 semanas. Certifique-se de remover as ervas daninhas que possam competir com as plantas de pepino por nutrientes e água.

Colha os pepinos

Quando os pepinos estiverem prontos para serem colhidos, verifique se estão firmes e a cor está uniforme. Use uma tesoura afiada para cortar os pepinos do caule. Os pepinos estarão prontos para serem colhidos cerca de 2 a 3 meses após o plantio.

Conclusão de como plantar pepino

Cultivar pepinos em casa é uma maneira fácil e divertida de garantir um suprimento constante de pepinos frescos e crocantes para suas receitas. Siga estas dicas simples para escolher a época certa, escolher o local certo, preparar o solo, plantar as sementes, cuidar das plantas e colher os pepinos no momento certo. Lembre-se de que os pepinos precisam de muito sol e solo bem drenado para crescer. Cuide bem das suas plantas de pepino e elas recompensarão você com uma colheita abundante de pepinos frescos e saudáveis. Além de economizar dinheiro e desfrutar de alimentos frescos, cultivar seus próprios vegetais pode ser uma atividade divertida e gratificante para toda a família. Experimente cultivar pepinos em casa e descubra uma maneira fácil e deliciosa de adicionar nutrientes frescos e saborosos à sua dieta.

Deixe um comentário

Rolar para cima